A melhor plataforma de relacionamento entre empresas do Brasil!

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sustentabilidade nas empresas

5 ações para colocar em prática o quanto antes!

As prateleiras das lojas e mercados estão cada vez mais preenchidas por eles: os produtos sustentáveis. Desde embalagens com menos plástico, canudos reutilizáveis e até escovas de dente feitas de bambu. Desde embalagens com menos plástico, canudos reutilizáveis e até escovas de dente feitas de bambu. A sustentabilidade vem sento assunto recorrente nas empresas há algum tempo.

Para você ter ideia, de acordo com uma pesquisa do Mercado Livre, o número de vendedores que oferecem produtos desse tipo no Brasil, cresceu 198% entre 2017 e 2020.

Já a quantidade de itens da categoria teve um aumento ainda maior, de 322%. E eu ainda nem comecei a listar os benefícios dessa expansão sustentável.

Além da preocupação com o futuro, a sustentabilidade nas empresas garante que elas corram menos riscos de enfrentar problemas jurídicos e ganhem mais destaque com relação aos seus concorrentes.

Contudo, apesar de extremamente importante, algumas companhias só foram abrir o olho e explorar mais o assunto durante a pandemia; outras ainda fazem vista grossa.

Torcemos para que não, mas se esse ainda for o cenário da sua organização, este conteúdo te fará entender por que é importante garantir a sustentabilidade na sua companhia e como fazer isso na prática. Boa leitura! 🤓

Por que a sustentabilidade nas empresas está em alta?

O paradigma de que os recursos naturais são infinitos veio perdendo força entre as pessoas a cada ano.

Além do mais, a pandemia, a escassez de produtos, a crise hídrica e o aumento dos desastres naturais fizeram com que o assunto também ganhasse muito destaque entre os consumidores, cada vez mais engajados na missão de um futuro próspero e tranquilo.

Com isso, as pautas que colocam como prioridade o cuidado e a preservação da natureza também foram conquistando cada vez mais espaço.

Inclusive, 70% dos consumidores disseram que acham importante que as empresas não agridam o meio ambiente.

E se essa tendência e tipo de consumo ganhou importância na vida das pessoas, as instituições tiveram que se apropriar para não perderem espaço na vida dos clientes.

Com isso, 6 em cada 10 companhias têm uma área ou departamento dedicado à sustentabilidade na empresa.

Se os consumidores estão de olho, os investidores também estão, já que as organizações que seguem boas práticas ambientais e são mais sustentáveis podem trazer mais lucratividade a longo prazo.

Marcas que atendem demandas de sustentabilidade e comunicam seus esforços ao seu público crescem de 2 a 7 vezes mais rápido,de acordo com dados da Kantar de 2021.

Na agropecuária não é diferente. Os debates para mitigar os efeitos das mudanças climáticas estão com tudo.

Há uma preocupação e um planejamento para melhor aproveitamento das áreas utilizadas, recuperação dos locais degradados e redução das emissões de carbono.

O Brasil apresentou a melhor taxa de crescimento do indicador baseado na produção agropecuária por emissões de gases de efeito estufa entre 1990 e 2020.

Bem, se antes a sustentabilidade nas empresas era vista como um diferencial e um fator considerável para ampliar a competitividade, hoje ela é mais do que necessária aos olhos dos clientes e acionistas.

Ou seja, negócios que não deslocam sua atenção para ações de cuidado com a natureza podem diminuir seu valor.

Além disso, um conceito que está bastante em alta e tem tudo a ver com sustentabilidade nas empresas é o ESG.

Na prática, o termo é usado para dizer o quanto um negócio busca formas de minimizar seus impactos na natureza, construir um mundo mais justo e responsável para as pessoas.

Inclusive, fizemos um conteúdo muito rico só sobre isso. Para ler, clique aqui.

O que é Capitalismo Stakeholder?

Pensar no comportamento do consumidor é pensar na sensação de pertencimento. Por isso, as empresas que demonstram ter mais interesse em pautas sociais e ambientais, por exemplo, possuem maior destaque no mercado e são até mesmo mais relevantes para acionistas.

E esse contexto em que estamos vivendo faz parte do Capitalismo Stakeholder, em que o comportamento do usuário impulsiona as empresas a criarem valor a longo prazo e a promoverem o bem-estar social.

O que queremos dizer é que, neste cenário, os negócios não se limitam apenas aos seus lucros, mas também nos valores que carregam com si relacionados à qualidade de vida.

Ou seja, a empresa não gere apenas os seus interesses, mas os de toda sociedade. E nesta situação, a questão ambiental é muito importante.

Inclusive, um de seus pilares é sobre o planeta, de trazer uma certa reflexão sobre o impacto que suas atividades causam ao meio ambiente, como ser mais sustentável e prejudicar menos a natureza etc.

Quais são as vantagens da sustentabilidade nas empresas?

Melhora significativa no valor da marca

Como foi dito, grande parte dos consumidores buscam negócios que possuem um comprometimento social, que vão além do interesse comercial.

E uma das maneiras de demonstrar isso na prática é levantar uma bandeira a favor do meio ambiente com ações práticas no dia a dia e no produto e/ou serviço.

Adoção de processos mais eficientes e menos desperdício

Com a correria iminente do dia a dia, acabamos não percebendo ou deixando passar maus hábitos, como a impressão de muitos papéis desnecessários.

Quando voltamos para reavaliar os processos para promover atos mais sustentáveis, é possível que visualizemos brechas ou até mesmo situações que servem apenas para prolongar um determinado caminho e que podem gerar até desperdício.

Expansão das oportunidades de negócio

Tanto para consumidores quanto para acionistas, a questão ambiental tem se tornado cada vez mais um critério básico para fechar negócio e também para realizar determinado investimento.

Aumento da competitividade de mercado

A concorrência é acirrada, independentemente do segmento em que sua companhia está inserida. Até porque negócios que não visam aos aspectos sociais e ambientais correm grande risco de serem deixados para trás pelos consumidores.

Mais economia

As práticas sustentáveis fazem com que haja uma certa alteração até mesmo da cultura organizacional da empresa. Em vez de utilizar copos plásticos, os colaboradores optam por beber água em garrafas.

E não podemos esquecer da diminuição do desperdício que foi citado anteriormente.

Além disso, o governo brasileiro incentiva empreendedores com linhas de crédito, reduções fiscais e priorizam contratações de empresas sustentáveis.

Colaboradores mais engajados

Aposto que você já escutou falar por aí que as pessoas precisam sentir que são importantes e que fazem parte de algo maior. E os colaboradores são fundamentais quando se quer promover ações mais sustentáveis para a companhia.

Ao sentir que ajudam na transformação e melhoria da sociedade, se sentem mais animados e motivados para executarem seu trabalho.

5 ações práticas para aplicar a sustentabilidade na sua empresa

Confira alguns exemplos que podem ajudar e elevar a sustentabilidade na sua empresa.

1.    Se tem potencial de melhoria, então melhore

Volte os olhos para o que produz, verifique se há alguma forma de diminuir o uso de materiais que não são recicláveis e que podem prejudicar o meio ambiente de alguma forma. Se tiver como, faça as alterações necessárias.

2.    Tenha um sistema de gestão de resíduos

Além de ser importante reduzir ao máximo a produção de resíduos que não são recicláveis, é essencial dar o destino correto e tratamento aos lixos que sua empresa produz.

3.    Elimine desperdícios de matéria-prima e água

Verifique se há existência de desperdício de matéria-prima e água ao longo do processo produtivo e veja como isso poderia ser otimizado a fim de eliminar ao máximo essa perda desnecessária.

4.    Implemente a logística reversa

O objetivo principal é o recolhimento e reutilização de produtos que já tiveram seu ciclo encerrado. Além de dar o destino correto para materiais que não têm como ser reutilizados dentro do negócio, reaproveita os que podem ao invés de adquirir um novo.

Uma forma de fazer isso é incentivando o consumidor a fazer a troca com promoções e brindes, por exemplo.

5.    Aposte na energia solar ou fotovoltaica

As usinas hidrelétricas são a principal forma de produção de energia, porém causam uma série de impactos socioambientais. Apostar na energia solar ou fotovoltaica é muito mais vantajoso com relação à preservação ambiental.

6. BÔNUS: Priorize fornecedores sustentáveis

Quando você coloca como uma das prioridades da sua empresa a questão ambiental e social, demonstra estar atento às demandas do consumidor e também comprometido com o cenário social.

Porém, não é muito efetivo fazer mudanças valiosas na sua companhia se possui alianças que vão contra as diretrizes que estabeleceu anteriormente, além de trazer riscos à reputação do seu negócio.

Até porque não é muito coerente atuar como uma empresa amiga do ambiente se seus parceiros não possuem qualquer compromisso nesse sentido.

Por isso, é de extrema importância que haja uma excelente e minuciosa gestão de fornecedores para identificar o quanto antes se há algum risco relacionado a essa e outras pautas relevantes ao seu negócio.

Além do impacto reputacional, sua empresa pode acabar sendo responsabilizada porque seu parceiro não possui alguma certificação ambiental necessária ou quando comete algum fator ilícito na hora da produção da matéria-prima, por exemplo. 

Vale lembrar que no Brasil existem uma série de normas e legislações que visam à proteção dos recursos naturais, fauna e flora.

Sendo assim, empresas que não estão de acordo com este tipo de obrigações são penalizadas com multas e outras punições. E vamos combinar, isso com certeza vai sair mais caro do que investir em sustentabilidade e na gestão dos seus fornecedores.

Espero que este conteúdo te ajude a levar a sustentabilidade para dentro de seu negócio e também para sua relação com suas alianças.

Aproveite e inicie uma conversa sobre o assunto com os seus colegas de trabalho e parceiros de negócio compartilhando o conteúdo no LinkedIn e em outras redes sociais.

Até breve! 😊

Newsletter

Quer estar por dentro das
últimas novidades? Assine!