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Relacionamento com fornecedores

8 dicas para facilitar essa interação

 “Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado chega mais longe.” Aposto que você já ouviu essa frase sobre a vida antes. E, olha, quando falamos de relacionamento com fornecedores, isso não é diferente.

Para se ter ideia, esse assunto não era considerado tão importante para a maior parte das empresas. Hoje, já é visto como uma ação estratégica para se manter no mercado e ampliar a competitividade.

Até mesmo porque toda empresa, independentemente do seu porte, precisa de parceiros para executar seu trabalho ou vender seus produtos, seja de uma companhia para fornecer a matéria-prima ou até mesmo realizar a entrega ao cliente.

Além de ser extremamente necessário possuir alianças, é também muito importante manter uma boa relação com esses fornecedores, a fim de assegurar a continuidade da sua produção, a qualidade e até a negociação de prazos e pagamento.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para você entender como evoluir o relacionamento com essa peça tão importante para seu negócio: os parceiros. E, dessa forma, potencializar os resultados da sua empresa.

Vamos lá? Boa leitura! 🧐

Por que ter fornecedores é essencial para seu negócio?

Veja só, sua empresa só consegue produzir ou realizar seus serviços porque compra insumos de outra companhia ou porque conta com o apoio em algum processo de outra instituição.

Dizendo dessa forma, já é possível perceber o tanto que isso é fundamental para o processo produtivo e de execução do seu negócio. Mas, não para por aí.

Quando você conta com a contribuição de parceiros, consegue focar em alguns pontos específicos da sua empresa, ao invés de vários.

O que queremos dizer é que é muito mais complicado focar em diversas situações diferentes do que desenvolver com excelência uma só.

Até porque você tem a possibilidade de terceirizar alguns processos, de forma que essas empresas contratadas garantam também muita qualidade no serviço que prestam.

Inclusive, na maior parte dos casos, é muito mais caro e demanda muito mais tempo você estruturar algo do zero, do que firmar um contrato com uma companhia que já faz esse trabalho e tem tudo preparado.

Aliás, já imaginou dedicar seu tempo, que é precioso, para executar uma tarefa e no fim ela não ficar do jeito que você imaginava? Pois bem, deve ser muito frustrante e não queremos ver você e nem seu negócio passando por situações desagradáveis.

Porém não basta sair firmando alianças com qualquer empresa que vê pela frente. Mais do que negociar preços, é preciso analisar qualidade, prazo de entrega, atendimento aos requisitos legais e valores.

Logo, antes de formalizar contratos e parcerias, não esqueça de qualificar seus fornecedores para checar se os mesmos atenderão suas necessidades e estão de acordo com os princípios do seu negócio.

Por que é importante ter um bom relacionamento com fornecedores?

Primeiramente, é válido ressaltar que o relacionamento com fornecedores não se baseia apenas na contratação e entrega do serviço e/ou produto contratado pela sua empresa.

Vai desde o primeiro contato de interação, no qual ocorre o cadastro de informações, orçamento até o relacionamento. Ou seja, muito além compra por si só.

É necessário que essa ligação seja fortalecida para assim extrair o melhor de ambos os negócios para, assim, alcançarem o sucesso juntos.

Quando não se tem um bom relacionamento com fornecedores, você corre o risco de ficar desabastecido de algum insumo, desgastar sua imagem perante os clientes e outros parceiros ou, pior, ter impactos financeiros que poderão ser irreversíveis.

Mas lembre-se: qualquer tipo de relação é uma via de mão dupla. Da mesma forma que você tem que estar disposto e atento a questões essenciais, a segunda empresa também tem.

Além de ter mais segurança quando se tem um bom relacionamento com fornecedores, você passa a ter mais um aliado importante na competitividade.

Isto significa, por exemplo, que tem mais alguém alinhado ao seu time para conquistar novos clientes e preocupado em trazer o melhor com relação a qualidade, pois ele não é visto mais como algo de fora e sem importância e, sim, como um membro da sua companhia.

Quais as vantagens de ter um bom relacionamento com fornecedores?

Mais segurança e qualidade

Como foi dito, quando se possui uma boa relação com suas alianças, você diminui muito os riscos de ficar desabastecido, atrasar prazos de entrega/execução ou contar com produtos e/ou serviços que não possuem uma boa qualidade.

Boas opções de pagamento e descontos

Além disso, com uma boa e contínua relação, você tem liberdade para discutir descontos e condições de pagamento especiais e até mesmo prazos mais flexíveis, porque foi estabelecida uma relação sólida e de confiança. 

Preços especiais

Além de ter diferença no pagamento, é possível que seu negócio consiga defender e conquistar um melhor preço.

Um bom relacionamento com fornecedores possibilita que se discutam melhores valores em troca de um contrato com um tempo maior, por exemplo.

Planejamento a longo prazo

Quando há uma ótima relação com os parceiros, você consegue fazer um planejamento maior, como programar as próximas compras e, assim, adiantar o prazo de entrega

7 dicas para melhorar o relacionamento com fornecedores na prática

Confira alguns exemplos que podem ajudar e elevar a sua relação com parceiros para outro patamar.

1. Promova um alinhamento claro

Para que não haja frustrações lá na frente e possíveis discussões, é preciso investir no agora. Ou seja, deixe claro ao fornecedor quais são as metas que ele deverá cumprir, quais são as políticas da sua empresa, quais serão as demandas do seu negócio etc.

2. Fique atento aos indicadores de desempenho (KPIs)

Quando seu negócio monitora frequentemente questões importantes na prestação de um serviço ou produto, como prazo de entrega, qualidade e por aí vai, você pode argumentar a favor de melhorias e do cumprimento do SLA que foi estabelecido.

Mas, independentemente de serem bons ou maus resultados, não se esqueça sempre de compartilhar com o fornecedor. Assim, ele perceberá que você está atento e se esforçando para que essa relação dê certo.

3. Solicite feedbacks

A empresa contratante sempre se preocupa em passar algum feedback sobre o trabalho desenvolvido, certo? Porém, é importante lembrar que é necessário que ocorra o inverso também.

Isso demonstra que a opinião dele é importante para o seu negócio, que sua empresa está aberta para melhorias e, assim, você pode desenvolver alguns pontos que são capazes de otimizar o relacionamento com fornecedores.

Para isso, você pode enviar pesquisas de satisfação e opinião, como provavelmente já faz com seus clientes.

4. Coloque em prática cada detalhe do contrato

Frequentemente ouvimos que quem paga é quem tem razão, porém não é bem assim.

É importante que, assim como a empresa parceira honra com suas palavras, seu negócio também cumpra o que foi estabelecido, ou seja, respeite as obrigações como contratante, seja o prazo para enviar o pedido, realizar o pagamento da forma que foi estabelecida etc.

5. Firme parcerias com mentalidades compatíveis

Quando você cria um vínculo de amizade, por exemplo, procura sempre pessoas que tenham jeito parecido com o seu, não é verdade?

No universo coorporativo, é igual. Será muito mais fácil lidar com companhias que possuem valores e anseios parecidos com o do seu negócio. A discussão fica mais fluida e simples.

6. Utilize a comunicação

O diálogo é importante para qualquer relacionamento. Dessa forma, deixem sempre um canal de comunicação aberto para qualquer situação. Além disso, não se esqueçam de estabelecer em conjunto qual é o melhor meio de conversarem, ok?

7. Valorize a qualidade antes do preço

A gente sabe que preço é uma questão muito importante e que deve sim ser levada em consideração.

Porém, quando isso é colocado em primeiro lugar, você pode deixar passar produtos e/ou serviços com mais qualidade e que possuem um melhor custo‑benefício.

E em um relacionamento com fornecedores, quando você exprime a importância do preço, seu parceiro fica limitado para buscar opções melhores, que podem custar um pouco mais, mas que, consequentemente, apresentam mais benefícios.

8. BÔNUS: Tenha a tecnologia como aliada

A tecnologia facilita e muto diversos aspectos da nossa vida, inclusive o relacionamento com fornecedores.

As ferramentas tecnológicas otimizam a gestão e o cadastro desses parceiros, por exemplo. Automatizando a busca por informações atualizadas sobre tal empresa, além de análises completas das situações no âmbito Federal, Estadual e obrigatoriedades fiscais e comportamento financeiro.

Com os softwares, a sua empresa não precisa ficar cobrando dados necessários para efetuar um registro, compra ou até mesmo decidir se aquele negócio é o ideal para firmar uma parceria.

Além de ser mais fácil, o trâmite é reduzido e menos burocrático, porque a responsabilidade pelo preenchimento dos campos e pela entrega de documentações é compartilhada com o próprio fornecedor.

Inclusive, isso é extremamente importante quando se busca uma boa relação com os parceiros, pois, como em qualquer situação que envolve muita cobrança, por aqui não é diferente, o relacionamento pode ficar cada vez mais enfraquecido.

E, também, caso venha alguma inconsistência no cadastro, a responsabilidade é do parceiro, certo?

Esse é um daqueles conteúdos que vale MUITO a pena compartilhar com sua equipe para desenvolver e levar para outro patamar o relacionamento com seus fornecedores, a fim de trazer mais segurança e praticidade para seu negócio.

Esperamos que tenha gostado do artigo.

Nos falamos em breve! 👋

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