A melhor plataforma de relacionamento entre empresas do Brasil!

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Os maiores desafios nas relações entre tomadores e prestadores

Em um cenário de exigências fiscais cada vez mais rígidas, manter relações seguras entre tomadores e prestadores de serviço é um desafio constante para o mundo dos negócios.

E você não gostaria de ter sua empresa como corresponsável em um crime de sonegação fiscal. Portanto, é importante que você saiba quais são os maiores desafios nas relações entre tomadores e prestadores de serviços.

Mas, para além disso, saber que existe tecnologia pronta para resolver todas essas questões e te deixar tranquilo quanto a Governança, Risco e Compliance.

Nesse blog, vamos falar quais são os riscos que envolvem essas relações e apresentar soluções para sua companhia.

Tomadores e prestadores, você sempre é um deles!

Os termos são tão usados diariamente, que a gente acaba se esquecendo do cada um significa dentro das relações comerciais. Por isso, vamos entender quem é quem primeiramente.

O tomador é quem contrata e recebe determinado serviço, compra e recebe mercadorias e produtos.  Sendo assim, é responsabilidade dele o pagamento por aquilo que foi prestado ou que ele adquiriu.

Já o prestador é que realizará o serviço para uma determinada empresa ou pessoa, que é a tomadora disso.

Tem também o fornecedor, que normalmente é quem, de alguma forma, disponibiliza algo para o tomador, como materiais para confecção de produtos.

E, como qualquer relação, as que envolvem tomadores, prestadores e fornecedores também precisam ser cuidadas para evitar desgastes e garantir uma parceria saudável e transparente.

Conheça os riscos dessa relação:

Problemas fiscais e tributários:

Dificuldade na retenção de ISS: Quando uma empresa, (o tomador) contrata um serviço, ela geralmente é responsável por recolher o ISS (Imposto Sobre Serviço).

O desafio é que cada município tem suas próprias regras, e o tomador precisa saber exatamente como aplicá-las.

Se o imposto for descontado direto do pagamento, portanto, retido na fonte, o prestador pode acabar recebendo menos do que esperava.

Ou seja: 

  • O tomador corre risco de errar o cálculo e ter problemas com o fisco.
  • O prestador pode sofrer perdas financeiras se não souber que o imposto seria retido.

Como minimizar esse risco

Uma forma eficiente de evitar esse tipo de situação é realizar uma validação fiscal do CNPJ.

Esse processo de validação, ajuda a garantir que os tributos sejam recolhidos corretamente, de acordo com o enquadramento do prestador, além de identificar se ele é ou não optante pelo Simples Nacional.

Com essa validação, você reduz o risco de retenções indevidas, garante o recolhimento correto dos tributos e fortalece a confiança na relação entre tomador e prestador.

Complexidade burocrática

Não é novidade para ninguém que o sistema tributário brasileiro é muito complexo. São diversos tipos de tributos, com regras diferentes para cada município, o que torna o processo confuso e sujeito a erros, tanto para o tomador quanto para o prestador.

A automação para o inbound de documentos fiscais ajuda nisso. Uma vez que ela elimina digitação manual, minimizando riscos de erros de cálculo em tributos e alíquotas.

Responsabilidades trabalhistas

Responsabilidade subsidiária/solidária: O tomador de serviços pode ser responsabilizado se o prestador não cumprir com suas obrigações trabalhistas.

Impacto na imagem corporativa: Ao contratar um prestador, a empresa associa sua marca à do parceiro. Se esse prestador tiver más práticas, como irregularidades fiscais, problema éticos ou atrasos recorrentes, isso pode refletir negativamente na reputação do tomador.  

Automatizar o processo de validação do CNPJ trabalhista, resolve essa questão. Com a ajuda da tecnologia, você evita exposições negativas para a imagem e a reputação do seu negócio.

A tecnologia e automação são as respostas

A boa notícia é que existem formas de tornar essa relação mais segura e eficiente e a melhor forma de evitar conflitos é garantir que os processos de cadastro, validação e acompanhamento de prestadores sejam claros, padronizados e automatizados.

Quanto mais organizadas e fluídas forem essas etapas, menor o risco de falhas, atrasos e inconsistências fiscais.

E é justamente nesse ponto que a Midas atua como parceira estratégica das empresas, promovendo transparência e governança para as relações entre tomadores e prestadores.

A Midas oferece soluções que automatizam a gestão de cadastros, validam CNPJ, certidões e documentos fiscais. Além disso, centralizamos todas as informações em um ecossistema único.

O resultado é uma relação segura, fluida, confiável e sustentável para ambos os lados.

Conheça as soluções da Midas através do nosso site e garanta segurança do início ao fim das relações entre prestadores e tomadores.

NEWSLETTER

Quer estar por dentro das
últimas novidades? Assine!