Nos últimos 10 anos, o Brasil ganhou mais de 400 mil novas empresas no setor de serviços.
Só em 2022, o crescimento do ramo foi de 8,3%, sendo 13,3% do setor de transportes e cerca de 23% de T.I (tecnologia da informação).
E a tendência é que isso continue aumentando!
Neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre o atual grande movimento das prestações de serviços, e as tendências desse mercado para os próximos anos.
Crescimento do setor de serviços
O fim das restrições de pandemia, que aconteceu em 2022, causou uma alteração no padrão de consumo das famílias brasileiras.
A predisposição para o gasto com o setor de serviços resultou em um desempenho bastante expressivo, e gerou um crescimento de 8,3% – recorde no fechamento do ano, segundo o IBGE.
Ainda de acordo com os dados do Instituto, o maior responsável por esse resultado, foi o ramo de transportes, que cresceu 13,3% no período. E aqui ressaltamos os serviços e delivery, substituindo as compras presenciais.
O segundo maior ramo de impacto foi o de serviços administrativos, com destaque para empresas de locação de automóveis, engenharia, soluções de pagamentos eletrônicos, congressos e convenções, e muitos outros.
Além disso, negócios como restaurantes, hotéis e de condicionamento físico também tiveram impactos relevantes.
Apesar do cenário positivo de 2022, especialistas em economia previam um baixo crescimento para o ano de 2023. Mas, felizmente, eles não estavam totalmente corretos nessa previsão.
Só em maio, as atividades já haviam crescido 0,9% mais do que o mesmo período de 2022. A previsão era de ter um crescimento de 3,8% em comparação com o ano anterior. Porém, contrariando as projeções, a taxa foi de 4,7%.
O reflexo do crescimento na geração de emprego
Apesar de estar seguindo em um ritmo menos acelerado comparado aos anos pré-pandemia, pode-se considerar como um crescimento elevado, já que não há indícios de reversão desse cenário.
E os resultados são ainda mais animadores quando pensamos que, com o expressivo crescimento do setor, vêm também uma grande geração de empregos e renda.
Em um dos últimos levantamentos do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que é responsável por fazer um “raio x” sobre o mercado formal no Brasil, mais 865 mil carteiras de trabalho foram assinadas entre maio e janeiro de 2023. Dessas, 521.540 estão no setor de serviços.
Isso sem falar dos trabalhadores autônomos e MEIs!
5 tendências do mercado de serviços para os próximos anos
O setor de serviços, sem dúvidas, é uma grande aposta para negócios do futuro.
O crescimento e a consolidação do setor de serviços são fenômenos mundiais que, sem dúvidas, estão alavancando a geração de riqueza, empregos, e novas formas de movimentar a economia global.
É esperado que, até 2035, as empresas adotem tecnologias avançadas, principalmente baseadas no conceito de Internet das Coisas (IoT), para proporcionar experiências de serviços cada vez mais proativas e produtivas.
Veja algumas tendências que já estão no mercado e podem ter ainda mais relevância nos próximos anos.
Digitalização e automação de processos
O movimento crescente da automatização de processos e serviços tem sido uma tendência contínua, pelo menos nos últimos 25 anos. E isso evolui de maneira considerável a cada novo ano.
A adoção de tecnologias como big data, inteligência artificial, e análise de dados têm permitido uma grande eficiência operacional e uma experiência diferenciada para os clientes.
A probabilidade de a digitalização continuar crescendo, em várias áreas de serviços no Brasil, é muito grande.
Principalmente relacionadas a educação online, atendimento médico remoto, serviços financeiros digitais e comércio eletrônico.
Isso nos leva a refletir diretamente sobre o fenômeno da realidade aumentada e virtual.
Essas tecnologias já estão começando a ser usadas em alguns setores de serviços, como turismo, imóveis e entretenimento, oferecendo aos clientes uma experiência mais imersiva.
Consegue imaginar em que nível dessa tecnologia nós estaremos daqui a 5 ou 10 anos?
Personalização de serviços
A cada dia que passa, os consumidores estão buscando experiências ainda mais personalizadas.
As empresas de serviços utilizam dados e análises para entender melhor as preferências dos clientes e oferecer soluções adaptadas às suas necessidades particulares.
Isso já é aplicado em milhares de situações, mas, a mais marcante talvez seja a de plataformas de streaming e redes sociais, que sugerem conteúdos com base no seu perfil de consumo.
Outra situação de personalização também pode ser percebida na questão da experiência do cliente. Neste cenário, as empresas buscam oferecer uma experiência excepcional aos clientes com relação aos serviços oferecidos.
E atendência é que essa prioridade das empresas de serviços seja ainda mais intensificada, já que a personalização e boa experiência costumam fidelizar clientes.
Economia compartilhada
A economia de compartilhamento tem impactado diversos setores, e é claro que o mercado de serviços não é exceção.
Plataformas de compartilhamento de carros, hospedagem, aluguel de espaços de trabalho e outras atividades têm ganhado um destaque singular nos últimos tempos.
É bastante provável que isso continuará crescendo em setores como transporte, hospedagem e serviços de entrega.
As empresas que oferecem serviços complementares estão buscando parcerias e integração para fornecer soluções mais abrangentes aos clientes.
Isso pode incluir a combinação de serviços financeiros, logísticos, de saúde, e tantos outros.
Sustentabilidade e responsabilidade social
A preocupação dos consumidores com as práticas sustentáveis e a responsabilidade social das empresas está em constante crescimento.
A inclusão de iniciativas ecológicas e éticas pode se tornar um fator crucial na tomada de decisão dos clientes em relação aos serviços que escolhem utilizar.
É previsível que as empresas de serviços aumentem sua conscientização em relação às questões ambientais e sociais, buscando práticas mais sustentáveis e responsáveis para atrair consumidores preocupados com essas questões.
Avanço da inteligência artificial
A inteligência artificial (IA) está se tornando cada vez mais relevante na prestação de serviços, impulsionando a otimização de processos, aprimorando a personalização e aumentando a eficiência geral.
No entanto, essa evolução levanta uma preocupação quanto às regulamentações de segurança.
Com o aumento das atividades digitais e também a expansão da economia de compartilhamento – que citamos em alguns parágrafos anteriores, é possível que haja uma maior atenção à regulação e à segurança dos serviços oferecidos no país.
É fundamental garantir que as inovações tecnológicas sejam implementadas de forma responsável e que os dados dos clientes sejam protegidos adequadamente para evitar potenciais riscos à privacidade e segurança.
Uma coisa é certa, se hoje já percebemos o quanto a tecnologia trouxe de benefícios para o setor de serviços, nos próximos anos vamos sentir isso com ainda mais intensidade.
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